Publicado em: 17/04/2022 09:53
Quando passou o sábado, e era bem de madrugada, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé foram ao túmulo de Jesus. Estavam preocupadas, quem rolaria a pedra de entrada do túmulo… No túmulo de Jesus apareceu um jovem, segundo Marcos Evangelista, e lhes disse: “Não fiquem assustadas! Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que Ele vai para a Galileia na frente de vocês. Lá vocês o verão…” (Mc 16, 6-7).
Galileia era o lugar dos marginalizados, dos desprivilegiados. Mas justamente lá que Jesus iniciou a sua missão, pregando a Boa Notícia de Deus (Mc 1,14). A ida de Jesus ressuscitado a Galileia demonstra o interesse dele para com os pequeninos marginalizados. Jesus se identifica para com estas pessoas.
A Boa notícia para nós no dia de hoje é que Jesus não está longe de nós. Ele está sempre no meio de nós quando nos reunimos em seu nome (Mt 18,20). O Documento de Aparecida ajuda-nos a aprofundar o nosso encontro com o Ressuscitado:
– “O encontro com Cristo realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja“. (246)
– Encontramos Jesus na Sagrada Escritura, lida na Igreja… É indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus” (347).
– Encontramos Jesus Cristo na Sagrada Liturgia… A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo” (250-251). A celebração eucarística dominical é uma necessidade interior do cristão, da família cristã e da comunidade paroquial” (252).
– O sacramento da Reconciliação é o encontro com o Cristo que perdoa (254).
– A oração pessoal e comunitária cultiva a amizade com Cristo (255).
– “Jesus está presente em meio a uma comunidade viva na fé e no amor fraterno” (256).
– Também o encontramos nos pobres, aflitos e enfermos… (257).
– “Encontramos também na Piedade popular…” (258)
Em nome do Conselho Pastoral Paroquial, Capelas, Pastorais, Movimentos e Serviços Eclesiais da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Amambai – MS, desejamos a você querido e amado povo de Deus, um abençoado Páscoa e um Feliz encontro com Jesus ressuscitado.
Por Pe. Nikolaus G. Gafeor, SVD